30 de September de 2022

Como Aprender?

Atualmente vivemos em um mundo repleto de informações, praticamente qualquer informação está a um click de nosso mouse. Porém essas informações em sua grande maioria das vezes não estão organizada de uma forma gradual, levando em conta um aprendizado estruturado. Por isso mesmo nesse mundo de informações “fáceis” ainda é necessário ter três elementos fundamentais do ensino/aprendizado.

Mentor

Ele é a pessoa ou equipe responsável por cuidar e organizar o seu aprendizado, para que você possa ter a melhor experiência possível nesse processo. Um ponto a destacar é que essa pessoa ou equipe já passou por esse processo de aprendizado e também já tem a expertise de ter levado muita gente por esse caminho, então já estão validados pelo tempo e experiência.

Método

O método é composto pelo conjunto de estratégias e recursos que estarão disposníveis para você, esses elementos também são de resposabilidade do mentor, porém você pode usar recursos adicionais. O método é algo vivo e em evolução contínua, sempre adaptando-se ao momento e ao estudante. Ele deve ter um norte, sentido, caminho, mas também deve ter espaços para encontrar atalhos, novos recursos.

Disciplina

Esse talvez seja o ponto onde somos mais falhos, iniciar um processo com a empolgação lá no alto e depois dos primeiros obstáculos desistir tem sido a regra em muitos casos. Aprender exige disciplina, você poderá ter o melhor mentor, o melhor método, mas sem disiplina nada disso será o suficiente. A sua parte somente você poderá fazer, não é possível delegar isso a ninguém. Uma dica é ter metas intermediárias, como quero aprender tal assunto essa semana, assim após quatro semanas você terá estudado alguns temas que te levam mais perto da sua meta principal. Não esqueça alguns tem mais facilidades para determinadas atividades do que outros, caso você perceba que pra você algo parece ser mais difícil do que para os outros isso é um sinal que você terá que se esforçar mais do que os outros e não uma desculpa para desistir.

Espero ter ajudado em algo para você repensar a sua forma de aprendizado e contribuído em animá-lo a não desistir. Parafraseando o rapper americano 50 cent “Aprender ou morrer estudando.” Abraço.

Leave a Reply

Your email address will not be published.